Episódio 001 – Como o seu doutorado (não) te prepara


Você decidiu seguir o doutorado. Você pode estar prestes a começar, na metade, quase no fim ou até mesmo já graduado. Talvez você tenha mais ou menos claro quais os caminhos seguir. Não importa.

O fato é que o mundo está mudando rápido e aprender a se adaptar é uma habilidade fundamental para qualquer profissional desse século. Seja por conta de crises econômicas, como as que enfrentamos no Brasil histórica e periodicamente, ou porque o cenário global da quarta revolução industrial deixa o mercado de trabalho muito mais incerto e ao mesmo tempo mais dinâmico.

Mesmo que continuem existindo carreiras lineares, como a carreira acadêmica, por exemplo, é mais provável que mudemos de carreiras mais vezes que as gerações anteriores. As técnicas que aprendemos na faculdade e na pós-graduação tornam-se pouco ou nada úteis em um intervalo de tempo ainda mais curto, dependendo do caminho que escolhemos. Então, o melhor que podemos fazer é estarmos atentos às mudanças ao nosso redor e mantermos nossas habilidades e técnicas em constante atualização.

Essa é proposta do podcast Dotôrando: trazer para você o que eu aprendi em 10 anos por dentro da academia. Nós vamos discutir como o doutorado prepara (e como não prepara!) para enfrentar escolhas de carreira. Nós vamos explorar:

  • como identificar carreiras possíveis dentro da sua formação;
  • como desenvolver soft skills (as habilidades suaves) no tipo de indústria que você pretende trabalhar;
  • como transformar suas experiências profissionais, que você julga puramente acadêmicas, em informações valiosas para o seu CV, résumé ou LinkedIn.
E ainda questões ligadas à carreira acadêmica:
  • como preparar apresentações orais para o seu grupo de pesquisa, em congressos e para o público leigo;
  • como preparar propostas para doutorado sanduíche, pós-doc;
entre vários outros tópicos.

São muitos os caminhos que uma pessoa com doutorado pode seguir. Sim, muitos! E nós vamos discutir como tirar o melhor proveito do seu título e das experiências que você adquiriu (ou vai adquirir) no caminho.

Tenha em mente que não importa qual seja a sua escolha, você pode sempre transformar o seu doutorado numa vantagem valiosa para a sua carreira. Ou carreiras!

Meu nome é Josephine Rua e você ouviu o podcast Dotôrando em josephinerua.org.


Longing by Joakim Karud https://soundcloud.com/joakimkarud
Music promoted by Audio Library https://youtu.be/wSL0sGLTgLQ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s